Saúde   |   11/03/2024   |   9 visualizações

O que é uma criança “PICKY EATER”? É isso que você vai descobrir no texto de hoje. Muitas são as dúvidas em relação a esse assunto. Veja o que vamos esclarecer:

  • O que é Picky Eater?
  • Como diagnosticar?
  • Quais as principais consequências?

O que é uma criança “PICKY EATER”? Descubra agora!

O desejo de todos os pais é que seus filhos comam alimentos nutritivos para que os pequenos desfrutem de uma ótima saúde. Mas na realidade existem muitas crianças que se tornam “picky eater” ou seja, comedores seletivos.

Muito além do que torcerem o nariz para comerem alimentos saudáveis, os “comedores seletivos” são crianças que tem um transtorno alimentar, no qual eles desenvolvem uma certa aversão a muitos alimentos e principalmente os nutritivos. Essa aversão faz com que a criança caia na monotonia alimentar, comendo os mesmos alimentos frequentemente.

Como diagnosticar?

O diagnostico é dado pela equipe multidisciplinar que acompanha a criança. É importante analisar se trata-se de uma criança com baixo apetite, com crianças que se espelham na alimentação dos pais ou se realmente existe algum transtorno alimentar por trás.

O acompanhamento médico, psicológico e nutricional da criança é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequado.

Quais as principais consequências?

Com essa seletividade alimentar as crianças podem desenvolver sérios problemas tanto de saúde quando psicossociais. A baixa qualidade e/ou quantidade de nutrientes traz consequências no desenvolvimento da criança. Porém, outro aspecto importante, é que as divergências na hora da comida trazem problemas sérios para socialização entre os familiares, amigos e também no desenvolvimento emocional da criança.

Por isso proporcionar um suporte nutricional adequado para o desenvolvimento da criança é fundamental. O acompanhamento profissional nesses casos, é mais que necessário.

Leia também:

Ovo faz bem? Descubra!

Qual a importância do ômega 3 para o cérebro

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free