Beleza Bem Estar   |   28/09/2021   |   536 visualizações

Os cosméticos naturais têm ganhado cada vez mais espaço, uma vez que são alternativas mais sustentáveis para o planeta e saudáveis para o nosso organismo. Mas como começar a transição para cosméticos naturais?

Então, esse texto é para você! Aqui, vou compartilhar algumas dicas preciosas que irão te ajudar a tornar essa jornada mais simples e divertida.

Transição para cosméticos naturais: como começar?
A transição para produtos naturais pode ser uma excelente oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do seu corpo.

Comece pelo porquê.

Sim! É muito importante entender a motivação que te leva a querer fazer a transição para os cosméticos naturais. É a sua saúde? Uma questão estética? Ativismo pelo meio ambiente? O principal motivo em si é muito particular, cada pessoa tem o seu. Mas, se temos clareza sobre nossos objetivos é muito mais fácil lidar com os períodos de incerteza.

Pesquise bastante e troque experiências.

Nos últimos anos, o mercado de cosméticos naturais cresceu muito (ainda bem) e temos diversas opções para todos os produtos. Assim, é muito importante dar uma pesquisada antes de sair comprando qualquer coisa. Na internet é possível encontrar informações sobre produtos específicos. 

Além disso, quando temos informação nos tornamos autônomas e conseguimos não ficar refém dos lançamentos do momento. Ao pesquisar sobre produtos e ingredientes, aos poucos, vamos entendendo como nosso corpo funciona e quais ativos são mais benéficos para o nosso organismo.

Mude aos poucos.

Eu sei que a tentação de mudar todos os produtos de uma vez é muito grande. Mas essa atitude não é nada sustentável (nem ecologicamente, nem financeiramente). 

Utilize primeiro os produtos que você já tem. Assim que eles forem acabando, troque por versões naturais. Normalmente, começamos pelo desodorante, sabonete, xampu ou condicionador, que são os produtos de uso mais rotineiro. Mas é muito importante começar por onde você se sente mais confortável. Se o cabelo é uma questão mais complexa para você, que tal trocar o sabonete primeiro?

Respeite o tempo do seu processo.

Nosso corpo precisa de um tempo para entender os novos ingredientes. Se o resultado não foi o que você esperava, não precisa desistir. Mantenha a calma!

Uma opção viável para o período de transição é intercalar os produtos. Para a rotina capilar, essa dica pode ser muito útil: aos poucos, vá espaçando cada vez mais o uso dos produtos convencionais, até que o seu cabelo esteja totalmente acostumado com as versões naturais.

E se por acaso, determinado produto não te agradou, tudo bem. Troque a marca, assim como faríamos com um cosmético convencional. O seu corpo não se adaptou com determinado produto e não com os cosméticos naturais como um todo.

Outro ponto muito importante é a pressa que a gente tem com relação aos resultados dos tratamentos cosméticos. Normalmente, o tempo dos cosméticos naturais é outro, eles agem no médio e longo prazo.

Esse aprendizado que a natureza nos oferece é muito importante para levarmos para outras áreas da vida.

Ritualize seus momentos de autocuidado.

Utilizar cosméticos naturais pode ser uma excelente oportunidade para transformar seus momentos de autocuidado em verdadeiros rituais. 

Dar uma pausa no ritmo frenético no qual passamos a maior parte do tempo também é uma questão de saúde.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free