Bem Estar   |   09/03/2021   |   1.13 Mil visualizações

A Lavanda é o óleo essencial mais utilizado no mundo, é realmente a queridinha da aromaterapia. E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre seus usos e benefícios.

Conhecida como o rescue dos óleos essenciais, possui um aroma doce, floral, herbáceo, com ligeiro tom amadeirado.

A lavanda é muito conhecida como o óleo do relaxamento, pois tranquiliza e acalma o corpo e a mente, uma vez que possui ação reguladora no sistema nervoso. Ela tem uma vibração pacífica e conciliadora e passa isso para os ambientes.  Acalma as tensões nos permite acessar novas percepções. A lavanda estabelece os canais de comunicação entre o consciente e o inconsciente, ajudando-nos a ganhar confiança no Eu. Ela pode ser benéfica para as emoções fortes como a frustração, a irritabilidade, a ansiedade e o pânico.

Usos e benefícios do óleo essencial de Lavanda
O óleo essencial de lavanda é o mais consumido do mundo.

O linalol e o acetato de linalina são seus principais componentes químicos, mas nunca podemos esquecer da sinergia que se forma com a presença de outras centenas de moléculas. No campo físico, a lavanda é um excelente cicatrizante, antisséptico,  analgésico, anti-inflamatório, sedativo, tranquilizante, regenerador celular. Pode ser usada para tratar acne, picadas de insetos, queimaduras, dores de cabeça, insônia. Na pele tem ação regeneradora e antioxidante. E aqui eu estou compartilhando algumas propriedades do óleo essencial de lavanda, e não esgotando todo o seu espectro de atuação.

Uma confusão muito comum é não diferenciar a lavanda da alfazema! Em aromaterapia quando falamos sobre lavanda, estamos nos referindo à lavanda francesa, ou lavandula angustifolia. Já quando falamos em alfazema, normalmente estamos nos referindo ao lavandim ou lavanda brasileira, espécie que se adaptou ao nosso solo e clima e tem como nome científico lavandula dentata. Elas possuem propriedades terapêuticas diferentes, por isso é tão importante saber o nome científico da planta que queremos utilizar o óleo essencial 😉

E você? Já utilizou o óleo essencial de lavanda? Qual é a sua relação com essa florzinha tão poderosa? Me conta nos comentários!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free