Aromaterapia Bem Estar   |   21/03/2023   |   122 visualizações

Na busca por um estilo de vida mais saudável acabamos encontrando várias práticas e terapias que podem nos auxiliar nesta caminhada. No texto hoje vamos compartilhar com você o motivo da Yoga e da Aromaterapia serem o match perfeito.

Benefícios do Yoga

O Yoga é muito mais do que uma prática física. É uma filosofia de vida, sendo assim uma excelente oportunidade de (re)conexão consigo mesma e com o mundo ao nosso redor. 

Compartilhamos alguns benefícios da prática para que, se você ainda não experimentou, se anime também!

  • Diminui o estresse: o Yoga é um ótimo auxiliar no combate ao estresse, conseguindo ajudar na diminuição de hormônios relacionados diretamente ao estresse do dia a dia, como o cortisol, por exemplo;
  • Gerenciamento da ansiedade: através da prática de Yoga, você vai aprender a controlar melhor sua respiração, irá aprender a relaxar e a respirar melhor. Consequentemente, você vai conseguir gerenciar melhor momentos de grande ansiedade;
  • Aumenta flexibilidade e do tônus muscular: dentro da prática de Yoga, existem posturas específicas que trabalham a flexibilidade e posturas que trabalham o equilíbrio e o tônus muscular;
  • Diminui dores nas costas: o Yoga é recomendado em todo o mundo, para auxílio no tratamento de dores nas costas e na lombar. Sendo recomendado, até mesmo no tratamento de algumas dores crônicas;
  • Pode melhorar a qualidade do sono: alguns estudos mostram que incorporar o Yoga em seu dia a dia, pode melhorar a qualidade de seu sono.
Yoga e Aromaterapia: o match perfeito

Potencializando a prática com aromaterapia

Já sabemos que os óleos essenciais são excelentes aliados para auxiliar no bem-estar físico, mental e espiritual. Mas você já pensou em aliar sua prática de yoga ao uso de óleos essenciais?

Os óleos essenciais atuam nos nossos sistemas físicos e também nas emoções e na nossa mente. Isso ocorre porque o aroma desses óleos é transmitido diretamente para nosso sistema límbico ou sistema nervoso emocional (ligado às respostas emocionais e às memórias), que é fortemente sensível aos estímulos olfativos.

A grande dica para unir as duas técnicas é escolher o óleo essencial de acordo com a sua intenção ou foco que você quer dar para a prática de yoga.

Quer ampliar o nível de relaxamento na prática? Então aposte nos óleos essenciais de lavanda, laranja doce ou capim limão .

Agora, se sua intenção é restaurar a energia ou melhorar a concentração, as dicas são: alecrim, limão ou bergamota.

Vai fazer uma prática focada nos pranayamas (exercícios respiratórios)? Aposte nos óleos essenciais de eucalipto ou hortelã-pimenta, que ajudam na dilatação das vias aéreas e possuem ação expectorante.

Já para uma abertura espiritual maior e uma conexão com o sagrado, boas opções são sândalo, cedro-atlas, olíbano ou vetiver.

Como utilizar os óleos essenciais na prática de yoga?

A maneira mais comum de usar os óleos essenciais nas práticas de yoga e meditação é no ambiente, por meio de um difusor elétrico ou de um borrifador com um spray. Antes da prática, é só ligar o difusor ou dar algumas borrifadas no ambiente para que o aroma do(s) óleo(s) escolhido(s) produza uma atmosfera mais convidativa, agradável e prazerosa.

Você também pode utilizar um colar difusor pessoal para o mesmo fim. Basta pingar uma gotinha do óleo essencial escolhido na abertura do pingente. Pronto! Agora é só desfrutar.

Na Use Orgânico você encontra a melhor curadoria em óleos essenciais e produtos para aromaterapia do Brasil. Acesse o site e confira!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free