Aromaterapia Saúde   |   18/04/2023   |   120 visualizações

O clima aos poucos vai mudando. O frio chegando de mansinho e a secura prevalecendo. E com isso as crises respiratórias ficam mais frequentes para algumas pessoas. Quem convive com esse problema sabe o quanto é chato e prejudica a qualidade de vida. Pensando nisso, neste texto, vamos compartilhar a melhor forma de utilizar aromaterapia para tratar rinite.

Aromaterapia para tratar rinite

Óleos essenciais para rinite

A aromaterapia é uma prática eficaz para o tratamento de diversas doenças físicas e emocionais, incluindo a sinusite e a rinite. Os óleos essenciais podem auxiliar no alívio de sintomas, e assim melhorar a qualidade de vida. 

Muitos dos óleos essenciais atuam como antibacterianos e antimicrobianos naturais, ajudando a combater bactérias, vírus, mofos e fungos, dando uma bela fortalecida em nosso sistema imunológico. Mas para que a aromaterapia seja efetiva e ajude a diminuir os sintomas das doenças respiratórias é preciso estar atento aos óleos essenciais que serão usados. Não se esqueça que os óleos essenciais não substituem o tratamento médico. Procure sempre um especialista.

Confira os melhores óleos essenciais para tratar rinite:

Hortelã-Pimenta: contém mentol, um composto que pode afetar os receptores de muco no nariz, ajudando a abrir as vias respiratórias e limpar o muco.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Eucalipto Glóbulos: possui aroma refrescante que auxilia na respiração, age como expectorante e ajuda a limpar o corpo de toxinas. Contém cineol, que pode aliviar alguns sintomas de sinusite, como obstrução nasal, coceira no nariz e dores de cabeça.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Lavanda: auxilia para acalmar, relaxar e dormir melhor.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Alecrim: é anti-inflamatório e pode ajudar a aliviar o inchaço dos seios da face e a obstrução nasal. Também é conhecido por ser um energizante natural, pois restaura a energia e equilibra humor.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Tea Tree (Melaleuca): possui propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ajudar a estimular o sistema imunológico e combater a infecção da sinusite. 

Saiba mais sobre este produto aqui.

Como utilizar os óleos essenciais para tratar rinite?

Uma forma muito eficaz é fazer uma espécie de sauna facial com o óleo essencial escolhido: para isso, aplique de uma a três gotas do(s) óleo(s) essencial(is) de sua preferência numa bacia com água quente e, colocando o rosto acima da bacia, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante um minuto ou mais (tome muito cuidado para não aproximar muito o rosto da água, para evitar queimaduras).

Os difusores de ambiente também podem ser muito úteis, pois dispersam os óleos essenciais no ar.

Gostou dessas dicas? Na Use Orgânico você encontra a maior e melhor curadoria em óleos essenciais e produtos de aromaterapia do Brasil! Acesse o site e confira!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free