Beleza Saúde   |   11/07/2023   |   63 visualizações

Aqui na Use Orgânico praticamos a beleza limpa de verdade. Sem enganação, sem exceções nem letrinhas pequenas. Por isso, para que um produto entre na nossa curadoria deve passar por um rigoroso processo de seleção feito pelo nosso time de especialistas, que são apaixonados pelo universo da beleza natural e da saúde. Hoje, vamos continuar a compartilhar com vocês uma parte da nossa lista de ingredientes tóxicos proibidões (para ter acesso a parte 1 clique aqui). Esses não passam nem perto da nossa loja! Confira quais são e por que você também deve ficar longe deles!

Guia dos ingredientes tóxicos proibidões - parte 2

Ingredientes tóxicos para ficar longe!

Parabenos
Os parabenos são conservantes comumente utilizados em alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, devido ao seu baixo custo e amplo acesso.
Por que manter distância?
Embora seu uso seja permitido pela ANVISA, a maioria dos parabenos têm sido associados a distúrbios hormonais, distúrbios endócrinos e hipersensibilidade, além de causarem risco ecológico potencial para os ambientes aquáticos.
Como aparecem nos rótulos?
Podem aparecer como Butylparaben, Calcium Paraben, Ethylparaben, Hexamidine Diparaben, Hexamidine Paraben, Isobutylparaben, Isodecylparaben, Isopropylparaben, Methylparaben, Phenoxyethylparaben, Phenylparaben, Potassium Butylparaben, Potassium Ethylparaben, Potassium Methylparaben, Potassium Paraben, Potassium Propylparaben, Propylparaben, Sodium Butylparaben, Sodium Ethylparaben, Sodium Isobutylparaben, Sodium Isopropylparaben, Sodium Methylparaben, Sodium Paraben, Sodium Propylparaben, Undecylenoyl PEG-5 Paraben.

Metilcloroisotiazolinona e Metilisotiazolinona
São  conservantes utilizados em diversos produtos de skincare e higiene pessoal.
Por que manter distância?
Estudos apontam que podem causar dermatites, alergias e irritações na pele e ainda serem tóxicos ao sistema nervoso.
Como aparecem no rótulo?
Procure por Methylchloroisothiazolinone e Methylisothiazolinone.
 

Libertadores de Formaldeído
Liberam lenta e continuamente pequenas quantidades de formaldeído e possuem a função de conservantes na formulação. Pode ser encontrada em diversos produtos de higiene pessoal (inclusive nas linhas infantis!)
Por que manter distância?
Segundo o  IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer – International Agency for Reaseach on Cancer), o formaldeído é um produto carcinogênico.

Como aparecem nos rótulos?
Procure por: DMDM (dimethyl-dimethyl) Hydantoin, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea e Quaternium-15, Polyoxymethylene Urea, Sodium Hydroxymethylglycinate, 2-Bromo-2-Nitropropane-1,3-Diol (Bromopol) e Glyoxal.

Compostos Perfluorados (PFASS OU PFCS)
São utilizados em diferentes tipos de produtos devido a capacidade de remoção de manchas e em produtos à prova d’água.
Por que manter distância?
A contaminação por PFCs em seres humanos causa uma variedade de danos à saúde. Um deles é a diminuição do tamanho e peso de bebês recém-nascidos. Estudos também os descrevem como substâncias que causam intoxicação do fígado e do sistema imunológico, além de desregulação hormonal, principalmente da tireóide.
Como aparece nos rótulos?
Procure por com “perfluor” ou “polyfluor” como parte dos ingredientes. Fique atenta!

Hidroquinona
Inibe a síntese de melanina e é normalmente utilizada em formulações para o clareamento da pele.
Por que manter distância?
Causa irritação e pode promover a descoloração da pele. Outra preocupação é sobre o risco de desenvolvimento de adenoma renal por causa dos metabólitos potencialmente tóxicos que são eliminados pelos rins.
Como aparece no rótulo?
Procure por Hydroquinone Hydroxyphenyl-beta-D-glucopyranoside.

Perceberam quantos ingredientes tóxicos podem estar escondidos em fórmulas que se dizem “limpas”. Por isso é muito importante estar atenta aos rótulos dos produtos. Comprando no Use Orgânico você tem certeza de que não encontrará nada disso. Nós fazemos a melhor seleção de produtos pensando na sua saúde e no meio ambiente! Acesse o site e conheça a maior e melhor curadoria de produtos naturais, veganos e orgânicos do Brasil.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free