Beleza   |   17/01/2023   |   73 visualizações

Nos últimos tempos, a niacinamida tem aparecido com força nos produtos de skincare. Mas você conhece esse ingrediente? Leia este texto e saiba tudo sobre o ativo queridinho!

A niacinamida é um composto versátil, que vai bem em praticamente todos os tipos de pele, até nas mais sensíveis. Maravilha, não é mesmo?

Mas afinal, o que é niacinamida?

A niacinamida é uma vitamina solúvel em água, que também pode ser chamada de nomes de Nicotinamida e Vitamina B3. É perfeita quando o assunto é hidratação, por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele. Por este motivo, é um ativo presente em diversos cremes anti-idade, tônicos, hidratantes, entre outros produtos de skincare.

Outra característica incrível da niacinamida é que ela não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não ser um fator sensibilizante nas concentrações utilizadas nos produtos para a pele.

Para deixá-la ainda mais perfeita, pode ser combinada com diversos outros ingredientes, como ácido hialurônico, retinol e antioxidantes em geral.

Benefícios da niacinamida
Hidratação:  a niacinamida ajuda a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalece a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão, por exemplo. Além disso, melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.
Regula a oleosidade: para quem tem pele acneica, o ingrediente pode ser um bom aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.
Uniformiza a pigmentação: a niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe. 
Ajuda no tratamento de linhas finas: há melhora comprovada na aparência de rugas e linhas finas. A Niacinamida ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.
Combate os radicais livres: a niacinamida combate os radicais livres, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV e o estresse oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante da pele. 
Posso usar a niacinamida durante o dia?
Pode sim. A Niacinamida não é fotossensível. É importante, porém, sempre usar protetor solar, seja para evitar o surgimento de manchas ou não interferir no tratamento de uniformização do tom da pele.
 
Acesse o site da Use Orgânico e encontre produtos com a niacinamida!

Benefícios da niacinamida

  • Hidratação:  a niacinamida ajuda a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalece a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão, por exemplo. Além disso, melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.
  • Regula a oleosidade: para quem tem pele acneica, o ingrediente pode ser um bom aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.
  • Uniformiza a pigmentação: a niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe. 
  • Ajuda no tratamento de linhas finas: há melhora comprovada na aparência de rugas e linhas finas. A Niacinamida ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.
  • Combate os radicais livres: a niacinamida combate os radicais livres, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV e o estresse oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante da pele. 

Posso usar a niacinamida durante o dia?

Pode sim. A Niacinamida não é fotossensível. É importante, porém, sempre usar protetor solar, seja para evitar o surgimento de manchas ou não interferir no tratamento de uniformização do tom da pele.

Acesse o site da Use Orgânico e encontre produtos com a niacinamida! 

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free