Beleza Sustentabilidade   |   30/10/2022   |   73 visualizações

Quando a gente olha a embalagem de um cosmético e vê que ele é vegano, é comum que já fiquemos animadas. Mas será mesmo que todo cosmético vegano é necessariamente natural e saudável para nossa saúde e para o meio ambiente? Todo cosmético vegano é natural? Entenda as diferenças aqui!

Todo cosmético vegano é natural? Entenda as diferenças aqui!

O que é um cosmético vegano?

Um cosmético é considerado vegano quando não possui nenhum ingrediente de origem animal em sua fórmula. Isso quer dizer também que, em seu processo de fabricação não são realizados testes em animais. Isso é muito bom! Afinal, não queremos processos de crueldade envolvidos em nossos cosméticos. Todo cosmético vegano é natural? Entenda as diferenças aqui!

Porém, o que muita gente esquece é que os cosméticos veganos podem ter ingredientes sintéticos desde que essas matérias-primas não sejam de origem animal. E esses ingredientes sintéticos nem sempre são seguros para a nossa saúde e para saúde do planeta!

Ou seja, um cosmético pode ser vegano e não ser natural! Você já tinha parado para pensar sobre isso?

Para esclarecer um pouco mais, segue a definição de cosmético natural: é considerado um cosmético natural aquele que possua em sua composição um conteúdo mínimo de 95% de matérias-primas naturais. O restante até pode trazer componentes sintéticos, desde que obedecendo a uma listagem fornecida por órgãos de regulação.

Cuidado com o Greenwashing!

Todo cosmético vegano é natural? Entenda as diferenças aqui! Com a ampliação da preocupação do mercado consumidor com relação aos processos de fabricação e origem das matérias-primas, as empresas estão tendo que se adaptar aos novos tempos. Entretanto, algumas delas utilizam estratégias de greenwashing, ou seja, se promovem de maneira a parecerem mais ambientalmente corretas do que de fato são.

Curadoria na Use Orgânico

Para passar na curadoria da Use Orgânico, um produto não deve ser apenas vegano, ele deve ser de fato natural! Ou seja, sua composição deve ser segura para nossa saúde e para o planeta. Além disso, nos preocupamos com toda a cadeia produtiva, pois para nós a sustentabilidade está baseada em pilares ambientais e socialmente justos. 

Vem conhecer mais! Clique aqui e vá para loja.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free