Beleza | 13/06/2023 | 259 visualizações
O mundo está mudando e com ele nossos hábitos de consumo. Hoje em dia, muitas pessoas têm procurado produtos que não façam mal para saúde, nem para o meio ambiente. Com isso, a cada dia surgem novas nomenclaturas no mercado e isso pode nos deixar um tanto confusas. Por isso, neste texto vamos descobrir qual a diferença entre cosmético “clean beauty” e cosmético “natural”.
Afinal, o que é “Clean Beauty”?
O chamado “clean beauty” se refere ao movimento de cosméticos com fórmulas consideradas limpas, com ativos naturais, sintéticos ou uma combinação de ambos. Isso significa que eles seriam livres de ingredientes com qualquer potencial tóxico para o corpo humano ou para a natureza. O termo abrange, ainda, a transparência das empresas ao passar as informações e a demonstração de preocupação com a causa ambiental e a saúde humana. A má notícia é que muitas empresas tentam se passar por “clean beauty” quando na verdade não são, através de práticas de greenwashing.
E os cosméticos naturais?
Cosméticos naturais não possuem componentes químicos e substâncias tóxicas na sua composição. Além disso, precisam ter 95% de matérias-primas naturais na composição e os outros 5% de substâncias sintéticas permitidas.Ou seja, mesmo com ingredientes sintéticos, um cosmético natural não deve ter, por exemplo, óleos minerais, parabenos, ftalatos, entre outros.
Cosméticos naturais também não são testados em animais e, assim como os cosméticos orgânicos, são livres de crueldade, mas podem não ser necessariamente considerados veganos.
E qual é a confusão?
No Brasil, ainda não há uma regulamentação para cosméticos naturais e para o chamado “clean beauty”, então a questão de análise dos rótulos fica por conta das consumidoras. Com a mudança de mentalidade para uma vida mais saudável, essa se tornou uma fatia importante no mercado e muitas empresas aproveitam para tentar vender a imagem de preocupadas com a causa da sustentabilidade e da saúde quando de fato não são. Não é incomum um produto ter uma fórmula problemática do ponto de vista da beleza limpa e ter um rótulo com alusão a ativos naturais, para confundir a consumidora na hora da compra. Também não podemos nos esquecer do grande poder financeiro que as grandes empresas possuem para investir em ações de marketing que confundem as pessoas.
Por isso, é muito importante estar atenta aos rótulos. Na ausência de um selo ou certificação, procure checar os ingredientes da composição. E se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a empresa fabricante. ingredientes de origem natural, nestes produtos não há necessariamente o compromisso de manter a fórmula limpa.
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